O que é um Shooting day?

Oi, gente! Tudo bem?

Hoje eu vim falar um pouquinho sobre o que é um Shooting Day, onde vive e do que se alimenta. Mas caso você ainda não me conheça, deixa eu me apresentar rapidinho aqui: eu sou Carina Silva, fotógrafa gaúcha e trabalho principalmente com retratos femininos e 15 anos.

Faz pouco tempo que começamos a ouvir sobre Shooting Day aqui no Brasil e as dúvidas ainda rondam a mente de muitos fotógrafos. Eu mesma aderi a esse formato de “curso” com meus alunos e tem sido uma experiência nova e fantástica. Indo direto ao ponto: o Shooting Day pode vir em diversos formatos, isso vai depender do fotógrafo que está ministrando esse dia. Basicamente é um curso de fotografia, uma espécie de workshop intensivo. Cada fotógrafo vai criar a sua dinâmica, pois o Shooting Day é abrir um dia da sua agenda para mostrar como conduz o seu trabalho. Sabendo que cada um de nós é um universo de possibilidades, não seria diferente com nossos cursos, não é mesmo?!

No meu caso inicio o curso pela manhã com uma conversa onde nos conhecemos e percebemos onde cada um se encontra nessa caminhada pela fotografia. Falo um pouco sobre como conduzo e planejo meus ensaios, finalizando a manhã com um passo a passo de como edito as minhas imagens no photoshop e lightroom.

23000312_1710853408966433_7488953321313430932_o

Paramos para o almoço e na parte da tarde vamos para as práticas com modelos, onde os participantes tem a oportunidade de me ver dirigindo o ensaio. É nesse momento que o aluno entende, vendo e sentindo, como eu me comunico com as modelos, como eu vejo a cena que está acontecendo na minha frente, como eu conduzo para conseguir o que quero. A prática leva a perfeição, assino embaixo com certeza, mas ver alguém com experiência fotografando ao seu lado te ajuda a compreender mais facilmente. Me lembro do tamanho da explosão de mente que foi quando eu participei do meu primeiro workshop, como me clareou as ideias. Por isso sempre tenho esse momento onde eu dirijo enquanto todos assistem e logo após abro para o pessoal fazer as suas fotos. Só existe uma regra e ela é clara: enquanto alguém estiver dirigindo a modelo ninguém se mete. Todos podem clicar tranquilamente, mas quem está no comando no momento é quem diz para a modelo o que ela deve fazer … e assim passo a bola de um para outro, para que todos saiam com um portfólio matador. Fico ao lado, tipo mãe, ajudando no que for preciso e dando algumas dicas para melhorar as suas fotos, mas deixando bem livre para criar.

12005802_850109835080749_1143016413_o

O formato e tema do Shooting Day depende de cada fotógrafo. Pode ser sensual, família, casal, infantil. Pode ser sobre criatividade, sobre intervenções de bordado na foto ou sobre fine art. Tudo vai depender da vibe e especialização do fotógrafo. O céu é o limite!

É uma troca MUITO linda! Para quem abre o seu trabalho para outros fotógrafos é sensacional, a sensação de ajudar alguém a conseguir se expressar através da fotografia não tem preço. Sem contar que você conhece pessoas e lugares maravilhosos. Já tive a oportunidade de dividir o que sei em lugares como Florianópolis, Holambra, São Paulo e Rio de Janeiro. Olha que benção! Já para quem participa é uma carga enorme de conhecimento em apenas um dia e com um valor bem mais em conta do que um workshop de dois dias ou mais. É intenso, você chega em casa exausto, mas com aquela sensação de que valeu a pena cada segundinho, louco para editar todas as fotos que fez.

Laura Colombo (29)

Espero que esse post tenha ajudado você a entender melhor como funciona esse “dia de fotos” e já aproveito para te convidar para participar de um dos meus:

Dia 11 de março estarei no Rio de Janeiro (mais uma vez porque amo aquele lugar).

Dia 22 de março dividirei o Shooting Day com a Susi Godoy em Porto Alegre.

Bóra? Inscrições pelo e-mail contato@carinasilva.com.br

Beijinhos e até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s